Este evento foi elaborado pela Presidente Sra. Liacélia Pires Leal, conjuntamente com as Diretoras: Sra. Lélia Fernandes de Oliveira, Sra. Maria José Negrão dos Santos e a Secretária Sra. Neide Cruz. No recinto estavam diversas autoridades, isto é, membros de Maçonaria, ex-veneráveis, ex-governadores do Rotary Club, representante do Prefeito Colbert Martins, o Sr. Fanael Ribeiro e o Ex-reitor da UEFS, o Acadêmico Professor Dr. Josué Mello, Ex-reitor da UEFS , e de outras Instituições locais.
Presente na solenidade membros da Ordem Templária Humanitária da Seccional de Sergipe são eles Adailton Andrade, Celso Menezes e Luiz Delfino.
Adailton Andrade, é Historiador de formação, Pesquisador, Presidente fundador da Confraria de História e Memória, Membros dos Institutos Históricos de Sergipe e do Ceará, como também exerce a função de diretor do Arquivo Municipal de São Cristóvão (SE), cidade reconhecida pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade, e ostenta o título da “Cidadã Mãe” de Sergipe sendo a 4ª cidade mais antiga do Brasil (1590). O palestrante foi recebido junto a sua Comitiva com todas as honras da cidade de Feira de Santana – BA, pelos anfitriões, o Confrade Acadêmico, o Rotariano e Maçom Sr. João Martins de Freitas e a Acadêmica e Confreira Dra. em Psicanalise Clínica e Educacional, Maria José Negrão...
Às 15 h o local da palestra estava bem arrumado pela Membresia do IHGFS e a Diretora do Casarão Olhos D'água, Professora Jucy Conforme a ordem do dia em Pauta, foi dada a abertura dos trabalhos,,,
Fundado em 21 de agosto de 2003, o IHGFS completou 21 anos de existência, mantendo os princípios que inspiraram sua criação por um grupo de idealistas: a promoção de estudos, desenvolvimento e difusão do conhecimento em História, Geografia e outras Ciências, abrangendo uma vasta região que tem como centro a cidade de Feira de Santana. A solenidade aconteceu no espaço cultural Casarão dos Olhos d`água, gerido pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa (Funtitec) o espaço é patrimônio histórico e cultural do município, onde também funcionam o Memorial Maria Quitéria, as academias Feirense de Letras, de Letras e Artes, de Educação e o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana.
A solenidade foi organizada e coordenada pela presidente do IHGFS a senhora Liacélia Pires Leal, contando com o apoio da senhora Neide Almeida Cruz, na função de secretária geral da instituição.
O IHGFS orgulhosamente com muito sacrifício mantem suas publicações em forma de Revista Literária e cientifica, ( como acontece em todos os Institutos Históricos) em síntese foi realizado um grande evento, onde uma nova leitura dos bastidores da Independência do Brasil esteve quanto a arquitetura no processo de liberdade brasileira pela Maçonaria, que ao final da palestra franqueou-se a palavra e alguns maçons presentes parabenizaram o ilustre palestrante destacando o quanto a palestra exaltava os feitos da Maçonaria na História do Brasil.
Após o encerramento da Palestra, aconteceu uma sequência de homenagens ao palestrante, que além de receber o diploma de socio correspondente da Instituição, também recebeu o certificado de participação como palestrante da solenidade sobre o tema “A influencias da Maçonaria do Processo da Independência do Brasil”, com abertura para perguntas e comentários sobre a temática. Logo após a realização do evento foi servido um coquetel a altura dos grandes eventos realizados pelo Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana.
Em síntese, todo esse evento aconteceu com um convite da escritora e artista plástica Maria José Negrão ao confrade historiador Adailton Andrade, que aceitou e ficou lisonjeado com a indicação logo tendo a aprovação pelo colegiado da Instituição.

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)






