sexta-feira, 29 de novembro de 2024

SOLENIDADE DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE FEIRA DE SANTANA (IHGFS)

 

 SOLENIDADE DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE FEIRA DE SANTANA (IHGFS), MARCADA COM PALESTRA, DIPLOMAÇÃO E POSSE DO MAIS NOVO SÓCIO CORRESPONDENTE, O HISTORIADOR SERGIPANO ADAILTON DOS SANTOS ANDRADE.

       
O Instituto Histórico Geográfico de Feira de Santana – BA realizou nesta quinta-feira,  21/11/2024,  uma reunião com seus  membros  e convidados, na pauta  além de diplomação e posse  de Membro Correspondente, constava  uma palestra  proferida pelo o  Confrade, Historiador e Professor Adailton dos Santos Andrade sobre  o tema " A influência da Maçonaria no processo de Independência do Brasil" contando com a presença de  alguns  membros  da Maçonaria,  ex-veneráveis   da instituição, como também  membros  da Confraria  de História  e Memória (São Cristóvão – SE).  Durante a solenidade a Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, a senhora Liacélia Pires Leal diplomou e deu Posse  ao Historiador sergipano Adailton dos Santos Andrade, veterano em fazer parte de Institutos Históricos  em outros estados  brasileiros.


 
A Pressente do IHGFS entregou  ao novo empossado  as Revistas  do Institutos de número 19,  e Uma edição especial  de título : Feira de Santana ( História  e Estórias dos séculos XIX e XX ( Escritas por cinquenta mãos).  

    



          

Este evento foi elaborado pela Presidente Sra. Liacélia Pires Leal, conjuntamente com  as Diretoras: Sra. Lélia Fernandes de Oliveira, Sra. Maria José Negrão dos Santos e a Secretária Sra. Neide Cruz. No recinto estavam diversas autoridades, isto é, membros  de Maçonaria, ex-veneráveis, ex-governadores do Rotary Club, representante do Prefeito Colbert  Martins, o Sr. Fanael Ribeiro e o Ex-reitor da UEFS, o Acadêmico Professor Dr. Josué Mello,    Ex-reitor da UEFS ,   e de outras Instituições locais. 

Presente  na solenidade  membros  da  Ordem Templária Humanitária da Seccional  de Sergipe são  eles  Adailton Andrade, Celso Menezes e Luiz  Delfino.


Celso Dias Neves, Embaixador da Paz Voluntário da ONU registro número 781504, Grão-Mestre da OTH Ordem vem mui respeitosamente a presença de Vossas Excelências, nossa comitiva que se fara presente na Conferencia A maçonaria no processo de Independência do Brasil.
Nosso priorado de Sergipe será representado pelos Excelentíssimos Senhores: Sr. Adailton Andrade, Sr. Luiz Delfino, Sr. Celso Menezes, Sr. Luiz Eudes.


    

Membros  da Confraria  de História  e Memória - Sergipe  


  

Adailton Andrade, é Historiador de formação, Pesquisador, Presidente fundador da Confraria de História e Memória, Membros  dos Institutos  Históricos  de Sergipe  e do  Ceará,  como também exerce a função de diretor  do Arquivo Municipal de São Cristóvão (SE), cidade  reconhecida  pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade,  e ostenta  o título da “Cidadã Mãe” de Sergipe sendo a 4ª cidade  mais antiga do Brasil (1590). O palestrante foi recebido junto  a sua Comitiva  com todas as honras da cidade de Feira de Santana – BA, pelos anfitriões, o Confrade Acadêmico, o Rotariano e Maçom Sr. João Martins de Freitas e a Acadêmica e  Confreira  Dra. em Psicanalise Clínica e Educacional,   Maria José Negrão... 

    


     

Às 15 h o local da palestra estava bem arrumado pela Membresia do IHGFS  e a Diretora do Casarão Olhos D'água, Professora Jucy   Conforme a ordem do dia em Pauta, foi dada a abertura dos trabalhos,,,



Fundado em 21 de agosto de 2003, o IHGFS completou 21 anos de existência, mantendo os princípios que inspiraram sua criação por um grupo de idealistas: a promoção de estudos, desenvolvimento e difusão do conhecimento em História, Geografia e outras Ciências, abrangendo uma vasta região que tem como centro a cidade de Feira de Santana. A solenidade aconteceu no espaço cultural Casarão dos Olhos d`água, gerido pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa (Funtitec) o espaço é patrimônio histórico e cultural do município, onde também funcionam o Memorial Maria Quitéria, as  academias Feirense de Letras, de Letras e Artes, de Educação e o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana.


O local é administrado por meio de um convênio firmado com a Fundação Alfredo Pedra, proprietária do imóvel. Desde a realização da parceria, o espaço já passou por duas reformas, a fim de conservar o patrimônio por muitos anos. O que se  conta  é que o  tenente Domingos Barbosa de Araújo teria edificado o imóvel simples, apenas com o pavimento térreo, na ampla gleba das Fazendas Olhos  d'Água e Boa Vista, onde residia com sua esposa, senhora Ana Brandoa.

      

A solenidade foi organizada e coordenada pela presidente do IHGFS a senhora  Liacélia  Pires  Leal, contando com o apoio  da senhora Neide Almeida Cruz, na função de secretária geral  da instituição. 



A grande surpresa do  evento  foi,  a entoação  do hino de Sergipe   pela assistente social e artista terapeuta Joelma Morbeck juntamente com o musicista Eliel Nunes, contando também com a participação da musicista  local Célia Zain, que interpretou o hino da cidade de Feira  de Santana.

   

A Confraria  de História  e Memória (São Cristóvão – SE) marcou presença com  os seguintes  representantes, que estavam a usar o  seu uniforme  distinto:  Celso Menezes  (Rio de Janeiro), Luiz Eudes (Sátiro Dias), Betinho  de Saubara (Saubara), Luiz Defino   (Aracaju), Celia Zain  (Feira de Santana),  autoridades  presentes, destacando  o dispositivo da Mesa de honra  que além  dos   membros  da confraria citados, estava também a artista plástica  e escritora,  a acadêmica Maria José Negrão,  tendo conduzido  o cerimonial  a escritora Lélia Vitor Fernandes  que na oportunidade também apresentou  seu mais novo  livro “Inquilinos da Casa da Cidadania  Vol. III,  ao palestrando  e empossado  ao Instituto Histórico de Feira de Santana. Outras obras  foram presenteadas  ao novel membro  do IHGFS da escritora  Neide Almeida e do escritor e professor  da UFS  Claudefranklin  Monteiro  com o titulo “O poder  Libertador  da Escola , trajetória de  vida  do professor e poeta Josué  da Silva Mello.  





O IHGFS orgulhosamente com muito sacrifício  mantem suas publicações em forma  de  Revista  Literária e cientifica, ( como  acontece  em todos  os Institutos Históricos)  em  síntese foi realizado um grande  evento, onde  uma nova leitura  dos bastidores  da Independência do  Brasil  esteve  quanto  a arquitetura  no processo de  liberdade brasileira  pela Maçonaria, que  ao final da  palestra franqueou-se a palavra e alguns  maçons  presentes  parabenizaram  o ilustre palestrante destacando  o quanto  a palestra  exaltava os  feitos da  Maçonaria  na História  do Brasil.  

  
Após o encerramento  da Palestra, aconteceu  uma  sequência de homenagens  ao palestrante, que além de receber  o diploma de socio correspondente da Instituição, também  recebeu o certificado de participação  como palestrante  da solenidade sobre  o tema “A influencias da  Maçonaria do Processo  da Independência do Brasil”,  com abertura para perguntas  e comentários  sobre a temática.  Logo após a realização do evento foi servido um coquetel   a altura  dos grandes  eventos  realizados pelo Instituto  Histórico e Geográfico  de Feira de Santana. 


    

Em síntese, todo esse evento   aconteceu com um convite da escritora  e artista plástica Maria José Negrão  ao confrade historiador  Adailton Andrade, que aceitou e ficou lisonjeado  com a indicação  logo tendo a aprovação pelo colegiado da Instituição.



Vida   longa  a   Casa da  cultura  feirense, vida   a essa instituição que mais  de duas décadas, se apresenta  como guardiã  da história  e da  memória  do povo de Feira de Santana,  e cumpre muito bem seu moldado  no seu estatuto  cumprindo pelos  seus membros, com  agradecimentos em especial a essa Comissão  que brilhantemente  organizou o magnífico  evento,   com a coordenação geral da presidente  Lélia Vitor Fernandes e com  o apoio  da Mesa diretora nas pessoas  de Maria José Negrão e a Secretária Neide Cruz. 


Tendo também o suporte Turístico do Acadêmico, Rotariano e Maçom João Martins de Freitas .Sergipe e Bahia sempre tiverem ligação antigas, mas agora especificamente, São Cristóvão  e  Feira de Santana  reescreverão  um novo  capítulo dessa História. 





Hino  de Sergipe  interpretado  pela cantora  Joelma  Morbeck, acompanhado  pelo violonista  Eliel Nunes.


_______________________

te do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) membro do Movimento Cultural Antônio Garcia Filho da Academia Sergipana de Letras. Presidente fundador da Confraria de História e Memória. Diretor do Arquivo Municipal de São Cristóvão. Socio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de feira de Santana.  21/11/2024.



3 comentários: