quinta-feira, 7 de novembro de 2024

LYDIO PAIXÃO: DA REVOLTA TENENTISTA DE 1924 AO SUICÍDIO DE VARGAS

 Será lançado, no próximo dia 13, o livro Lydio Paixão: da revolta tenentista de 1924 ao suicídio de Vargas. A obra é de autoria da escritora Anita Paixão, neta do biografado. 



Revolucionário, preso político, sindicalista, orador popular, boêmio, cotinguibense, Lydio Paixão foi linchado na praça Fausto Cardoso ao ser apontado como udenista, no dia da morte de Getúlio Vargas. Era candidato ao cargo de vereador no município de Aracaju pelo PSP, nas Eleições de 1954. A noite de autógrafos ocorrerá na rua Senador Rollemberg, 826, São José, a partir das 19h.


Uma escritora apaixonante

Honroso prologar esta terceira edição, comemorativa aos 100 anos da Revolta Tenentista, tanto pela grandeza do personagem em evidência quanto pela qualidade da escritora Anita Paixão. 

O que desperta a vontade de escrever? Há dois fatores: sentimento e ideia. Por falar em ideia, Augusto dos Anjos diz: “De onde ela vem? De que matéria bruta vem essa luz que sobre as nebulosas cai de incógnitas criptas misteriosas ?


Como as estalactites duma gruta?!” Para produzir este livro, o sentimento chega do sangue e da memória, a ideia ocorre pela vontade de combater injustiça e de publicar a história referente a um homem de altíssimo gabarito: avô da autora. Assim, Anita Paixão constrói sua literatura e atende ao afã de seu pai.

Conheço bem a escritora, que é também inspiração. Nesta obra, somos contemplados pela narrativa irretocável, que, além contar fatos relativos ao protagonista, apresenta passagens significativas da história.


Quem é Lydio Paixão? Um ser de exagerada inteligência. Foi um dos mecânicos de refrigeração mais requisitados de Sergipe e da Bahia. Nasceu em Laranjeiras/SE, foi industrial e comerciante, revoltoso de 1924, preso político (por causa do Tenentismo), integralista perseguido na época da Segunda Guerra Mundial, orador eloquente, líder trabalhista, boêmio, frequentador de casas de diversão noturna, amante da dança e dos esportes, com dedicação especial ao Cotinguiba Esporte Clube, pai de dez filhos...



Nenhum comentário:

Postar um comentário